quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Regulamento do V Concurso de escrita "Carta a los Reyes Magos"

CAPÍTULO I
Âmbito                                                                                         
Artigo 1.º
Instituição
As professoras de Espanhol de escolas* pertencentes ao distrito de Vila Real, com a colaboração dos docentes da área de Espanhol do DLAC da UTAD e da Vereação de Educação da Câmara Municipal de Vila Real, promovem o V Concurso de Escrita denominado "Carta a los Reyes Magos", partindo da seleção de cartas enviadas, no âmbito da Comemoração do Dia de Reis.

Artigo 2.º
Objetivos
São objetivos do V Concurso de Escrita “Carta a los Reyes Magos”:
a) Divulgar aspetos civilizacionais e culturais espanhóis;
b) Ativar conhecimentos de língua e de cultura espanhola;
c) Fomentar e consolidar hábitos de escrita;
d) Promover a criatividade e a imaginação.

Artigo 3.º
Destinatários
Alunos de Espanhol dos Ensinos Básico - 3º ciclo - e Secundário. Os alunos dos Ensinos Vocacional, Profissional e CEF poderão apresentar a sua candidatura, tendo de enquadrar-se num dos anos de escolaridade do Ensino Regular, por exemplo, um aluno de CEF de 1.º ano terá de concorrer na categoria do 8.º ano, 3.º ciclo do Ensino Básico.

Artigo 4.º
Modalidades
1. Os textos serão escritos em prosa e em língua espanhola;
2. Só poderão ser submetidos a concurso textos inéditos;
3. Os textos deverão ser digitados em computador, em letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5;
4. Os textos deverão ter obrigatoriamente um título;
5. Os textos deverão ter entre 80 e 160 palavras;
6. No fim do texto a enviar, deverão constar a identificação do/a aluno/a (nome completo, ano de escolaridade, número e turma), da escola (nome e localidade) e do/a professor/a de Espanhol responsável.
CAPÍTULO II
Organização
Artigo 5.º
Apresentação de Candidaturas
1. Os professores de Espanhol, responsáveis pela primeira fase de concurso, a nível de escola, deverão indicar, até dia 1 de dezembro, a intenção de participar, através do correio eletrónico concurso.carta.alosreyesmagos@gmail.com.
2. Os textos deverão ser entregues ou enviados pelos alunos até ao dia 12 de dezembro de 2014 aos professores de Espanhol das escolas participantes, que, por sua vez, selecionarão as três melhores cartas de cada ano de escolaridade, a nível de escola (1.ª fase do concurso).
3. Os três melhores textos de cada ano de escolaridade selecionados deverão ser depois enviados pelos professores de Espanhol da cada escola, até ao dia 23 de dezembro, em ficheiro do tipo Word (doc.) ou Pdf, para o correio eletrónico concurso.carta.alosreyesmagos@gmail.com, em cujo assunto se deve escrever V Concurso de escrita Carta a Los Reyes Magos. No corpo de texto da mensagem, os professores deverão indicar o ano e nível de ensino, bem como o nível de língua, no caso do Ensino Secundário, das cartas enviadas em anexo. Poderão enviar todas as cartas numa única mensagem, ou enviar por ano / nível de escolaridade.
4. Cada escola poderá participar com três textos por cada ano de escolaridade, do 7.º ao 12.º.
5. Apenas é permitida uma só candidatura por aluno;
6. Os resultados serão divulgados a 6 de janeiro de 2015, dia de Reis, no blogue http://vconcursocartaalosreyesmagos.blogspot.pt/, nas páginas WEB das escolas e meios de comunicação locais.

Artigo 6.º
Júri
1. O júri será composto pelas professoras organizadoras* e os docentes da área de Espanhol do DLAC da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
2. Os critérios de apreciação são os seguintes: domínio da língua, organização, coerência e coesão do texto, enquadramento na tipologia textual, respeito pelo tema, criatividade e inovação.

Artigo 7.º
Divulgação dos resultados
1. Os concorrentes premiados receberão a informação pelos professores de Espanhol da(s) escola(s) a que pertencem.


CAPÍTULO III
Prémios
Artigo 8.º
Classificação e valores
1. Apenas nove textos sairão vencedores de acordo com o ano de escolaridade / nível de ensino: 7.º ano; 8.º ano; 9.º ano; 10.º ano, Nível I; 11.º ano, Nível II; 12.º ano, Nível III;10.º ano, Nível IV; 11.º ano, Nível V ; e 12.º ano, Nível VI.
2. Poderá ser atribuída uma menção honrosa a outros textos, se tal se justificar;
3. Os alunos vencedores terão a oportunidade de ver os seus textos publicados nos jornais escolares das Escolas participantes, blogues educativos e jornais locais;
4. Se o júri entender que os trabalhos em apreço não reúnem a qualidade necessária, não serão atribuídos prémios. 
5. A Cerimónia de Entrega de prémios terá lugar no mês de janeiro, na cidade de Vila Real. Proximamente, a organização prestará mais informações.

Disposições Finais
Artigo 9.º
Aceitação das condições
1. Os concorrentes ao participarem no concurso aderem às condições presentes neste regulamento;
2. Os textos dos candidatos ficam na posse da organização;
3. Da decisão do júri não haverá recurso;
4. Para mais informações, os interessados poderão contactar a organização do concurso através do correio eletrónico concurso.carta.alosreyesmagos@gmail.com;
5. Qualquer caso omisso será resolvido pelo conjunto das professoras organizadoras*.

*Ana Paula Fortuna
*Cátia Pimenta Valéria
*Cátia Gonçalves
*Fátima Fraga
   *Isabel Cipriano
*Isabel Ferreira
*Sandra Pinto
*Sílvia Meireles

Licença Creative Commons
Regulamento do V Concurso de Escrita "Carta a los Reyes Magos" is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional License

Sem comentários:

Enviar um comentário